domingo, 20 de maio de 2012

TECNOLOGIAS E NOVAS PROFISSÕES




No final do século passado as novas tecnologias deram origem ao desaparecimento de várias profissões, mas também fez com que fossem  criadas algumas, como por exemplo:
gestores, dentro dos gestores há para várias finalidades, engenheiros de redes, programadores, técnicos, administradores, etc.
O ser humano tem vindo a sofrer com o avanço da tecnologia porque hoje em dia o avanço é muito rápido, o que é hoje, amanhã já não é. A tecnologia veio contribuir para que os profissionais em determinadas categorias dos serviços tenham que fazer formação quase permanente para conseguirem estar actualizados nas funções que exercem. tudo isto contribui para que estes profissionais tenham muito mais preocupações, muito stress, mais responsabilidade o que nem todos têm a capacidade de acompanhar um ritmo destes e por isso acabam por perder o seu emprego.
As novas tecnologias tem as suas vantagens, os empresários e os serviços prestados podem ter instalações em espaços mais reduzidos, funcionarem com menos profissionais o que leva a um custo mais reduzido.
Muitos assuntos podem ser tratados à distancia dispensando a presença do profissional e este pode operar com vários serviços, a redução nos custos de transporte, uma maior imunidade a perturbações de greve de transporte e más condições climatéricas.
As novas tecnologias também tem as desvantagens, o profissional fica mais isolado, isto é não contacta pessoalmente com os colegas de trabalho fisicamente, é mais explorado. O sistema de informática se não funcionar na hora o trabalho já não resulta e a informação pode falhar

  

 


Sem comentários:

Enviar um comentário